“Pega a chave, dá partida, gruda nessa direção
Tenha muita fé, conte com a sorte
Esse chão do sul ao norte
Está na palma da suas mãos” (Minha paixão é a estrada, Fernando e Sorocaba)
Rodar pelas estradas do Brasil depende, entre outros fatores, do perfeito estado de funcionamento do sistema de frenagem do veículo.
Por mais que a música Minha paixão é a estrada, de Fernando e Sorocaba, embale os caminhoneiros nos quilômetros de sua jornada, não se pode contar somente com a sorte quando se trata de segurança na estrada.
Fazer a manutenção adequada dos freios é fundamental para quem trabalha com transporte rodoviário, porque eles são um dos mais importantes itens de segurança do veículo.
O sistema de frenagem evita acidentes nas estradas ao permitir que o caminhoneiro o acione para administrar ou reduzir a velocidade. Na estrada, haverá momentos de frenagem controlada (em declives acentuados) ou inesperados (diminuição brusca de velocidade em rodovias esburacadas).
Com a manutenção do freio em dia, você garante qualidade do seu serviço, redução de custos com sinistros e mais segurança.
Tenha a certeza de que os gastos com manutenção são investimentos!
Prevenir é a solução
Já dizia o ditado popular: prevenir é melhor que remediar. Peças e equipamentos se desgastam e perdem a eficiência com o tempo de uso.
O caminhoneiro não quer passar pela experiência de ficar sem freios no momento em que mais precisar deles. Por isso, a manutenção preventiva e alguns cuidados essenciais com seu veículo possibilitam uma viagem mais segura.
Levar o caminhão periodicamente ao mecânico de confiança ou a oficinas especializadas é o primeiro passo. Nesses momentos, os profissionais vão atestar a qualidade dos componentes e proceder à troca, em caso de necessidade.
Algumas peças como discos, pastilhas e lonas de freio possuem o tempo certo para serem trocadas, de acordo com a recomendação do fabricante ou quando o desgaste for visível.
O alinhamento e balanceamento do caminhão precisam estar em dia, pois veículo desalinhado compromete os freios.
Dependendo do sistema de frenagem, é preciso verificar as condições do fluido de freio (freio hidráulico) ou da pressão do ar (freio hidráulico). Clique aqui para conhecer mais sobre sistemas de freio.
Sinais de alerta
O sistema de frenagem deve funcionar de forma natural. Qualquer alteração desse processo deve ligar o alerta do caminhoneiro.
Desconfie, imediatamente, das condições do sistema mecânico de seu veículo quando houver frouxidão ou dureza, eficiência reduzida, barulhos (sons metálicos e chiados) ou instabilidade no volante durante a frenagem.
Esses sinais podem indicar desgastes nos discos, pastilhas ou lonas de freio, o que pode gerar acidentes desnecessários.
Ao perceber seu freio com esses sinais de alerta, procure o mais rápido possível um mecânico para solucioná-los por meio da manutenção regular do seu veículo.
Um caminhão em perfeito estado é fundamental para a certeza da entrega da carga ao seu destino, sem nenhum prejuízo, e do retorno feliz para os braços de sua família.
Aprenda mais aqui como deixar seu caminhão em dia com a manutenção regular.